ESR-150

Clique para Ampliar (imagem)


Descrição

Equipamento para desobstrução de redes e coletores de esgoto, acionado por mecanismo de arraste das varetas, com movimentos rotativos e longitudinais do carretel para enrolamento das varetas, avanço/recuo no coletor por meio de elementos de arraste (cães), utilizando sistema de varetas acopláveis por engates rosqueáveis macho/fêmea, diâmetro 8 x 960 mm, com condições de receber diversos tipos de acessórios tais como: ponteira seta, cortadores de gordura, cortadores de raiz, etc. Sistema de acionamento por tomada de força diretamente instalada no câmbio do veiculo. Sendo que a tomada de força passa a acionar a unidade hidráulica composta de bomba dupla de engrenagem com capacidade de 28 cc³ a 1230 RPM, com 02 (dois) motores hidráulicos para gerar os movimentos de rotação e translação nos dois sentidos das varetas, reservatório hidráulico com capacidade de 150 L, filtro de sucção de 135 micron. Sistema hidráulico e sistema de controle operacional, montados sobre plataforma estrutural de vigas de aço, envolvido por uma carenagem protetora contra acidentes.

O equipamento é dotado de armários para a guarda de acessórios operacionais, ferramentas, EPI’s.

Especificações

Mecanismo de Arraste das Varetas:

O mecanismo de arraste é dotado de um sistema duplo de correntes com 05 (cinco) elementos de arraste (tipo cães) confeccionados em aço de alta qualidade beneficiado, igualmente espaçados para engate em cada segmento das varetas, tracionado por rodas dentadas dupla apoiadas sobre mancais com rolamentos e sistema de lubrificação por pinos graxeiros.

O sistema de arraste dotado de régua guia confeccionada em aço beneficiado, e estacionário em relação ao carretel, além de um sistema contador de metragem das varetas instalado no painel de controle operacional.

Carretel para Enrolamento das Varetas:

O carretel para enrolamento das varetas confeccionado em barras de aço carbono de alta qualidade, com estrutura única balanceada com eixo central apoiado sobre mancais de rolamentos lubrificados com graxa, girando na direção do movimento longitudinal das varetas.

As varetas deverão entrar e sair do carretel através de um tubo guia posicionado entre o carretel e o mecanismo de arraste.

O carretel tem capacidade de armazenamento de 150 (cento e cinqüenta) varetas de diâmetro 8 mm x 960 mm.

Sistema Hidráulico:

O sistema hidráulico dotado de, bomba hidráulica dupla acoplada a tomada de força com capacidade de 28 cc³ e 02 (dois) motores hidráulicos orbitais (um para giro do carretel e outro para o mecanismo de arraste das varetas).

O reservatório de óleo com capacidade de 150 L, composto por elementos que proporcionam circulação fechada, e equipado com filtro removível de sucção (135 micron), visor de nível e tampa com respiro.

Controle Operacional:

O sistema de controle operacional é dotado de comandos hidráulico manuais com detente, para acionamento do carretel e do mecanismo de arraste das varetas, atuando de forma independente um do outro.

O sistema de controle operacional também é dotado de válvulas reguladoras de fluxo para controle da velocidade do carretel e do mecanismo de arraste das varetas, manômetros para controle da pressão de trabalho, além de válvulas seletoras de fluxo para permitir maior segurança na realização dos serviços de manutenção.

O sistema de controle operacional é instalado no lado direito, próximo do bocal de saída das varetas.

Sistema de Acionamento:

A bomba hidráulica dupla é acionada por tomada de força com engate pneumático, acoplada na caixa de câmbio do Caminhão.

Plataforma Estrutural / Carenagem Protetora :

O conjunto do equipamento é montado sobre uma plataforma estrutural de vigas de aço, dimensionada para suportar todas as cargas estáticas e dinâmicas do equipamento, sendo a mesma fixada adequadamente ao chassi do Caminhão.

O conjunto do equipamento esta envolvido por uma carenagem confeccionada em chapa de aço totalmente fechada, visando proteger os operadores de eventuais contatos com o carretel e mecanismo de arraste das varetas.

A carenagem contem portas basculantes com fechaduras, com o objetivo de facilitar o acesso para eventual manutenção.

Acessórios / Complementos:

O equipamento é fornecido com os seguintes acessórios e complementos:

  • 150 (cento e cinqüenta) Varetas Flexíveis Ø 8 x 960 com terminais de engate;
  • 01 (um) Mangote de Borracha Ø 2.1/2” x 2,5 m com terminais de acoplamento em alumínio, para guia de varetas;
  • 01 (uma) Ponteira tipo seta;
  • 01 (uma) Ponteira tipo serra copo;
  • 01 (uma) Ponteira tipo saca rolha de 2”;
  • 01 (uma) Pescador de Varetas;
  • 01 (uma) Chave acopladora de varetas
  • 01 (um) Conjunto de Ferramentas para manutenção básica do equipamento;
  • 01 (um) Tubo Guia sobressalente para o carretel de enrolamento das varetas;
  • 01 (um) Sinalizador rotativo de segurança cor amarelo âmbar, instalado sobre o equipamento;
  • 01 (um) Farol móvel direcional Ø 6”, instalado na parte traseira do equipamento, para trabalhos noturnos;
  • 01 (um) Sistema de Sinalização (setas, lanternas, luzes de freio) e faixas refletivas instalado na traseira e na lateral do equipamento;