Home » CTD-40
CTD-40
- Produto com certificação compulsória de segurança conforme registro 003806/2018 certificado pelo OCP 0135 CCP!
Descrição
Equipamento CTD-40 DA SIBRAVAC destinado aos serviços de drenagem e limpeza em pista de aeroportos, incluindo a montagem e instalação sobre chassi com 3º eixo (trucado) e distância entre – eixo máximo de 5.200 mm a ser fornecido pelo cliente.
Tanque Reservatório
Tanque com formato cilíndrico e tampos abaulados, com capacidade total de 18.000 litros, dividido em quatro compartimentos, sendo 500 litros na parte frontal para a água de selagem da bomba de vácuo, 10.300 litros para armazenamento de JET A-1 (QAV 1), 2.050 litros para armazenamento de água limpa, e 5.150 litros para armazenamento de detritos (JET A1 Sujo), construído em chapa de aço carbono de espessura 3/16” (4,76 mm) e reforçado externamente com cintas de viga “U”, com as seguintes configurações:
Compartimento de Água de Selagem da Bomba de Vácuo:
- Boca superior de abastecimento Ø 4” com caps.;
- Tubos para conexões das interligações hidropneumáticas entre a Bomba de Vácuo e Chave;
- Direcionadora de Fluxo (Chave 3 Vias);
- Visor de nível tipo coluna Ø 3/4”;
- Dreno inferior com registro de esfera de inox Ø 1.1/2” MGA;
- Linha de alimentação da Bomba de Vácuo com registro de esfera Ø 1.1/4” com acionamento Pneumático e filtro “Y” de bronze ou latão.
Compartimento de Água Limpa:
- Quebra-onda na parte interna;
- Boca de visita superior Ø 500 mm com respiro tipo cabo de guarda-chuva;
- Visor de nível tipo coluna Ø 3/4”;
- Tubulação na lateral esquerda do tanque dotada de registro de esfera de inox e bocal de engate rápido tipo “storz” Ø 1.1/2" para abastecimento por hidrante;
- Dreno inferior com registro de esfera de inox e acoplador de engate rápido Ø 1.1/2” instalado na parte traseira do tanque;
- Linha de alimentação da Bomba de Alta Pressão com registro de esfera de inox e filtro “y” Ø 1.1/4”;
Compartimento de JET A-1 (QAV 1):
- 02 (dois) quebra-ondas na parte interna;
- Boca de visita superior Ø 500 mm código 01.0008.002.0000 da VLADOS;
- Válvula de ventilação e purga com comando pneumático código 01.0004.002.0000 da VLADOS na parte superior;
- Indicador Magnético de Nível modelo NM-100 da INDUBRÁS, com visor instalado na lateral esquerda do tanque;
- Interligação entre a boca de visita e o sifão depurador do sistema de sucção através de tubulação e registro de esfera de inox Ø 3” com acionamento pneumático;
- Tubulação lateral com registro de esfera de inox e acoplador de engate rápido Ø 1.1/2” para sucção/drenagem dos pontos baixos;
- Dreno inferior com registro de esfera de inox e acoplador de engate rápido Ø 1.1/2” instalado na parte traseira do tanque;
- Válvula de fundo pneumática código 01.0003.002.0000 da VLADOS com tubulação derivada para o lado esquerdo dotada de registro de esfera de inox Ø 4”, válvula borboleta tipo “wafer” Ø 4” e flange ANSI para acoplamento do PIT de drenagem, e tubulação derivada para o lado direito dotada de registro de esfera de inox Ø 4”, válvula borboleta tipo “wafer” Ø 4” e acoplador de engate rápido Ø 2.1/2”;
- Interligação das tubulações laterais com tubos de inox, registro de esfera de inox Ø 3/8" com dispositivo de bloqueio automático (retorno por mola) e manômetro para medição da pressão de carregamento;
Compartimento de Detritos (JET A1 Sujo):
- 02 (dois) quebra-ondas na parte interna;
- Boca de visita superior Ø 450 mm código 01.0008.004.0000 da VLADOS;
- Interligação entre a boca de visita e o sifão depurador do sistema de sucção através de tubulação e registro de esfera de inox Ø 3” com acionamento pneumático;
- Indicador Magnético de Nível modelo NM-100 da INDUBRÁS, com visor instalado na lateral esquerda do tanque;
- Interligação entre a boca de visita e o sifão depurador do sistema de sucção através de tubulação e registro de esfera de inox Ø 3” com acionamento pneumático;
- Dreno inferior com registro de esfera de inox e acoplador de engate rápido Ø 1.1/2” instalado na parte traseira do tanque;
- Tubulação inferior de descarga com registro de esfera de inox Ø 4”, válvula borboleta tipo “wafer” Ø 4” e redução concêntrica de 4” para 2.1/2” na lateral direita do equipamento;
- Tubulação inferior com registro de esfera de inox e acoplador de engate rápido Ø 1.1/2” direcionado para o lado direito do equipamento;
- Tubulação na lateral esquerda do tanque com registro de esfera de inox e acoplador de engate rápido Ø 1.1/2”;
- Tampa traseira reforçada com formato abaulado, disposta sobre dobradiça para abertura lateral e sistema de fechamento por fusos e borboletas rosqueadas, com vedação em borracha nitrílica;
Geral:
- Sifão depurador instalado na parte superior do lado esquerdo do tanque, dotado de válvula de retenção por bóia, manovacuômetro Ø 4” escala 0 a -1 e 0 a +2 Kgf/cm2 para controle da pressão de trabalho, e dreno com mangueira e registro de esfera de inox Ø 1.1/4”, interligado aos compartimentos de JET A1 e de Detritos através de registros de esfera de inox Ø 3” com acionamento pneumático;
- Sistema anti-transbordamento cobrindo a maior altura dos equipamentos instalados na parte superior do tanque, com tubos de dreno voltados para a parte baixa dotados de registro de esfera de inox Ø 1/2";
- Plataforma superior com chapa de piso antiderrapante em toda a extensão do tanque;
- Guarda-corpo de proteção em toda a extensão da plataforma superior;
- Escada fixa para acesso à parte superior do tanque, instalada na lateral direita do tanque, com degraus revestidos com chapa de piso antiderrapante;
- Suportes laterais interligados com ferro chato e chapa expandida para apoio dos mangotes de sucção e descarga;
- Calha (biqueira) com declividade de 2% para permitir o escoamento dos detritos no sentido traseiro, com tubulação de drenagem em seu ponto mais baixo dotada de registro de esfera e acoplador de engate rápido Ø 1.1/2”;
- 02 (dois) suportes para extintor de incêndio, instalados nas laterais traseira do equipamento;
- Suporte de cones de segurança com capacidade para 10 cones;
- 02 (duas) caixas metálicas nas dimensões 1,5 x 0,5 x 0,5 metros, fixadas nas laterais do chassi do caminhão do lado direito do equipamento;
- Protetores para as lanternas traseiras;
- Pára-lamas confeccionados em chapa de aço carbono de espessura 2,4 mm (chapa #13), com pára-barros;
- Plataforma traseira para eventuais manutenções;
- Pára-choque articulado com faixas refletivas conforme normas do CONTRAN e DENATRAN;
- Faixas refletivas nas laterais e parte traseira do equipamento;
Bomba de Alta Pressão
Bomba Alternativa Triplex para operar com vazão de 15 litros/minuto e pressão máxima de 140Kgf/cm2 @ 1.750 RPM.
O circuito de alimentação da bomba será dotado de registro de esfera e filtro “y” Ø 1.1/4”.
O circuito de descarga será dotado de válvula reguladora de pressão com by-pass para a linha de alimentação, registro de esfera de alta pressão, manômetro, e carretel com acionamento manual dotado de junta rotativa e 15 (quinze) metros de mangueira de alta pressão Ø 3/8” tipo R1AT da JASON, para uso com pistola de hidrojateamento.
Bomba de Vácuo
Bomba de Vácuo de anel líquido modelo MS-720AL, para operar com deslocamento de ar de 12,0 m3/minuto e vácuo de 720 mmHg (9,5 m.c.a.), interligada ao compartimento de detritos através de Chave Direcionadora de Fluxo (Chave 3 vias) com acionamento através de cilindro pneumático de dupla ação.
Sistema de Acionamento das Bombas
As bombas serão acionadas por polias e correias com sistema de transmissão a partir de tomadas de força de engate pneumático acopladas à caixa de câmbio do próprio caminhão.
Painel de Operações (Comando / Controle)
O Painel de Operações será construído em chapa de inox e instalado na lateral esquerda do tanque/equipamento, de forma operacional, contendo os seguintes instrumentos:
- Comando eletrônico de aceleração do motor do caminhão;
- Conta-giros para controle da rotação do motor;
- Luz indicadora de alta temperatura da água de refrigeração do motor;
- Luz indicadora de baixa pressão do óleo de lubrificação do motor;
- Luz indicativa de tomada de força acionada;
- Chave seletora do sistema de sucção (JET A1 ou Detritos);
- Luz indicativa de carregamento de JET A1;
- Luz indicativa de carregamento de detritos;
- Manômetro para controle da pressão de carregamento de JET A1;
- Manovacuômetro para controle da pressão do sistema de sucção;
- Manômetro para controle da pressão do sistema de alta pressão;
- Horímetros de funcionamento individualizados para as bombas de vácuo e de alta pressão;
- Interruptor liga/desliga para o sinalizador de segurança;
- Interruptor liga/desliga para os faróis auxiliares;
- Botoeira de emergência para corte do motor.
Nota: Todos os comandos/controles serão identificados com plaquetas gravadas em português.
Acessórios Complementares
O Equipamento será fornecido com os seguintes acessórios complementares:
- 01 (um) Carretel com acionamento manual com Ø 660 mm e largura de 460 mm, dotado de junta rotativa e 06 (seis) metros de mangote de borracha Ø 1.1/2” com suas respectivas conexões;
- 01 (um) Amostrador (sampler) completo para JET A1;
- 01 (um) carretel com 20 metros de cabo de aterramento;
- 01 (uma) pistola manual para hidrojateamento, para operar com pressão máxima de 160 Kgf/cm2;
- 01 (um) bico de jato concentrado para pistola de hidrojateamento;
- 01 (um) bico de jato leque para pistola de hidrojateamento;
- 01 (um) adaptador tampão para o acoplamento de engate rápido Ø 2.1/2”;
- 06 (seis) adaptadores tampão para os acoplamentos de engate rápido Ø 1.1/2”;
- Lanternas de sinalização nas laterais superiores do tanque, espaçadas a cada 2 metros;
- 02 (dois) faróis direcionais para trabalhos noturnos, instalados em cada lateral traseira do tanque;
- 01 (um) conjunto sinalizador, estroboscópico, com fixação magnética, instalado na parte superior da cabine do caminhão;
- 01 (um) alerta sonoro (cigarra) para marcha ré;
- 03 (três) luzes indicativas, instaladas no painel da cabine do caminhão, para indicação de tomada de força engatada, acoplador de JET A1 e acoplador de ponto baixo;
- 01 (uma) chave geral do sistema elétrico instalada na cabine, no assoalho do lado esquerdo do motorista.